Apresentação

Engenheiro mecânico, cinéfilo, que adora tecnologia e coisas retrô, colecionador e apaixonado/aficionado por jogos de luta, principalmente aqueles mais charmosos da geração que utilizava sprites [1] em duas dimensões, mas que também não abre mão de jogar todos os jogos de luta da atual geração, ou seja, sou aquele cara que joga desde Tartarugas Ninja do “Nintendinho” [2] até Guilty Gear Strive de PS4/5.

 

TMNT – Tournament Fighters (NES, 1993) ao lado de Guilty Gear -Strive- (PS4, 2021)

Minha trajetória com jogos de luta, como a de muitos, começou na década de 90 com Street Fighter II e Mortal Kombat nos fliperamas da periferia. Infelizmente, houve um momento da minha vida que precisei deixar de lado os Fighting Games devido aos compromissos do dia-a-dia, minha carreira e total falta de tempo. Para ser mais exato, tive um hiato de mais de duas décadas onde praticamente não acompanhei o desenvolvimento dos jogos de luta de perto, onde pulei da ascensão Street Fighter III, com o famoso parry de Daigo Umehara [3] para a fase em que já tínhamos o Street Fighter V consolidado na cena. Após esse meu retorno, com um pouco mais tempo agora, venho fazendo novamente dos jogos de luta meu hobbie e revisitando aqueles meus jogos favoritos do passado, aprendendo aqueles que não tive a oportunidade de acompanhar em seu momento, além de acompanhar a cena atual com os jogos da atual geração.

 

Evo Momento 37 – Sequência de parry de Daigo contra Justin Wong

Mesmo quando os jogos de luta não eram tão profissionais e técnicos eu sempre fui apaixonado pela mecânica que estava por trás dos duelos e sempre quis aprender, mesmo que o básico, todos aqueles jogos que estavam disponíveis e entender todas aquelas mecânicas específicas de cada franquia. Talvez por sempre ter me dedicado a vários jogos, nunca me tornei especialista em nenhum, sempre ficando naquele nível um pouco acima do casual, já que entendia as mecânicas que regiam os jogos, porém sem muita prática. Sempre gostei também de assistir aos duelos em alto nível protagonizados pela cena profissional, onde via execuções perfeitas e total domínio até daqueles personagens mais complexos.


 Capcom Fighting Evolution e Neogeo Battle Coliseum, cross-overs [4] fracassados da Capcom e SNK, respectivamente

Agora que voltei com meu hobbie, decidi escrever um pouco sobre o meu conhecimento dos diversos games que joguei durante minha vida ou que tenho jogado no momento. A intenção é montar um blog focado em jogos de luta, mas que eventualmente tratei outros assuntos relacionados. Provavelmente não veremos análises aprofundadas de frame-datas [5] ou setups [6] avançados de determinados personagens de alguma franquia conhecida, me limitando mais a análises completas, mas de um modo mais superficial, sobre diversos jogos de luta que fizeram parte da minha história ou que julgar relevante para o desenvolvimento dos jogos de luta ao longo do tempo. Mesmo assim, sempre deixarei o “caminho das pedras” com links e dicas para aqueles que gostarem da análise e estiverem a fim de aprofundar mais naquele jogo específico.

 

Espero que aproveitem!
Um grande abraço,
Nickey Naude





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Glossário
[1] sprite – objeto gráfico em duas dimensões que representa um personagem, um cenário ou mesmo um objeto dentro de uma cena do jogo;
[2] Nintendinho – Apelido do Nintendo Entertainment System (NES), primeiro console lançado pela Nintendo em 1983, primeiramente no Japão e depois nos demais países;
[3] Evo Momento 37 - Também conhecido como "Daigo's Parry" foi sem dúvidas o momento mais importante na história dos Fighting Games, quiçá dos Esports [7] em geral, que aconteceu na Evolution Championship Series de 2004 (Evo 2004) onde Daigo Umehara, utilizando o personagem Ken Masters, no Street Fighter III: 3rd Strike, desferiu uma sequência de parry [8] contra a Chun-li Justin Wong, mecânica extremamente difícil de ser utilizada, ainda mais em 15 hits consecutivos e ainda finalizando com um combo completo [https://en.wikipedia.org/wiki/Evo_Moment_37]
[4] cross-over - jogos que envolvem duas ou mais franquias diferentes como Marvel vs Capcom ou X-Men vs Street Fighter;
[5] frame-data – dados dos golpes de um personagem com divisão em frames. Geralmente um segundo é dividido em sessenta frames;
[6] setup – Sequência de movimento pré-determinados que os jogadores ensaiam para aplicar durante as lutas, gerando situações de vantagem;
[7] Esports - termo usado para as competições organizadas de jogos eletrônicos, especialmente entre os profissionais;
[8] parry – mecânica que permite defender um golpe adversário, geralmente sem sofrer danos e com vantagem para quem a executa, permitindo um contra-ataque.
 
 
 
Contato: nickey.naude.fgc@gmail.com
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCzwbV4PUaM9JLiUYtMLL3Pw

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