Mighty Morphin Power Rangers: The Fighting Edition – Análise Completa

Nada melhor que estrear o blog falando deste clássico de luta do SNES baseado em um seriado que fez parte da minha infância: vamos falar de Mighty Morphin Power Rangers: The Fighting Edtion. Ao contrário dos clássicos beat'em up [1] dos Rangers onde você começava com os personagens comuns, no decorrer do jogo você "morfava" e, por fim, jogava com os famosos robôs "megazords", esse jogo era totalmente diferente daquele padrão, focado somente no duelo de robôs com um sistema de luta que fazia bastante sucesso naquela época, mas que possuía um sistema de golpes especiais diferente de todos os outros jogos até aquele momento, que veremos no decorrer da análise.

Caixa do jogo americano

O jogo foi lançado pela Bandai em 1995 para o console doméstico Super Nintendo e, na minha opinião, foi subestimado na época com várias críticas vindas da comunidade. A engine deste jogo serviu como base para uma das maiores obras-primas do console que viria nos anos seguintes: Gundam Wing: Endless Duel (que pretendo fazer uma resenha no blog no futuro).

Power Rangers e Gundam lado a lado

A história se baseia nas primeiras temporadas do seriado até a chegada dos vilões Lord Zed e Ivan Oose. Jogos de luta, em sua maioria, não prezam por uma boa e surpreendente história, principalmente os desenvolvidos a partir de séries ou filmes. Não vejo isso como algo negativo, já que quando pegamos um jogo deste gênero, queremos mesmo é destruir os oponentes, sendo eles vilões ou mocinhos. O próprio modo história do jogo não faz tanto sentido, pois antes de lutar com os vilões do seriado você tem a oportunidade de lutar com diversos megazords e, até mesmo, contra uma cópia do seu mecha [2], apenas com uma cor diferente. Portanto, não darei muita importância ao enredo nessa minha análise.

Os heróis da primeira temporada da série

Modos de jogo:

O jogo possui nove megazords jogáveis e três modos de batalha: Story, Fighting Mode e Trial Mode.

No modo Story você só tem acesso aos dois megazords principais, Thunder Megazord e Mega Tigerzord, e luta com diversos oponentes, sendo eles vilões ou heróis, inclusive um mirror [3] de seu personagem, até chegar nos subchefe e chefe Lord Zedd e Ivan Ooze, respectivamente. Este último não pode ser selecionado sem códigos.


Tela de seleção de personagens no Story Mode

Todos os personagens presentes no jogo

Talvez esse seja um dos maiores problemas do jogo, pois limita bastante a diversão para quem gosta de jogar sozinho ou não possui um amigo pra jogar uns “contras”. Por que não liberar todos os personagens para este modo?! Ou, no mínimo, criar um modo "arcade" com finais genéricos. Por fim, com apenas dois personagens disponíveis, a diversão para quem joga sozinho é reduzida a “masterizar” [4] apenas dois personagens. Depois de algumas "zeradas" [5], você já é tentado a trocar de jogo, o que poderia ser evitado com mais personagens disponíveis. O desafio contra a CPU é balanceado sendo um ponto positivo, pois mesmo jogando no nível hard, você consegue “zerar” o jogo sem maiores problemas, depois de dominar os golpes do seus personagens, diferentemente dos outros jogos de luta, onde você precisava usar “macetes” para derrotar alguns oponentes “apelões”.

No Fighting Mode você pode jogar contra um amigo, contra a CPU ou mesmo assistir a dois CPUs lutando entre si. Este modo permite a escolha de todos os personagens, exceto o último chefe que, como dito anteriormente, pode ser liberado através de um código.

O último modo, Trial, permite que você lute contra infinitos oponentes até que sua vida acabe. A cada vitória você recupera uma quantidade mínima de energia. Não sei se este modo tem fim, pois nunca dediquei muito tempo jogando-o, especificamente.


Tela de seleção no Fighting Mode

Menu Opções:

No menu Options você pode escolher entre as dificuldades easy, normal e hard. Pode escolher se a partida terá ou não o limite de tempo de 60 segundos. A terceira opção, Face Display, é a mais interessante, pois você não só escolhe se um avatar do seu personagem irá aparecer na parte inferior da tela, mas também se você terá acesso à contagem de hits [6] dos combos. Sim, o Face display fica exatamente onde é notificada a contagem de hits e você precisa escolher se terá um avatar "bonitinho" aparecendo ou se irá verificar se seus combos estão entrando à contento. Eu recomendo muito que você abra mão do avatar "bonitinho". Temos também o Sound Mode onde você escolhe entre mono ou stereo e o BGM Test onde você pode ouvir as músicas presente no jogo. As músicas, em 16 bits, são digitalizações das músicas originais do jogo e são um ponto positivo no game.

Gameplay:

O jogo é baseado golpes normais, ataques com arma, golpes especiais que ficam mais fortes se desferidos em determinados momentos e um “super movimento” que pode ser feito após atingir o máximo de poder. Como padrão de jogos de luta, a defesa é acionada segurando o direcional para trás para golpes em pé e segurando na diagonal baixo-trás para golpes agachados. O pulo é acionado pressionando o direcional para cima ou suas diagonais superiores. Voadoras e golpes over-heads [7] precisam ser defendidos em pé.

Configuração padrão de botões para o jogo

Os controles padrão do jogo, que eu recomendo que sejam mantidos, são:

Y - soco fraco;

X - soco forte;
B - ataque com arma fraco;
A - ataque com arma forte;

Os megazords também possuem dashes e back-dashes [8], que eram incomuns nos jogos de luta mais simples da época, que provava que o jogo era revolucionário para o console. Eles podiam ser desferidos com dois toques no direcional para frente ou para trás, como usualmente.

Os personagens também possuíam um golpe que acertava o oponente no chão, após um knock-down [9], sendo que cada personagem possuía uma animação própria. Este golpe podia ser desferido apertando o direcional para baixo junto com quaisquer dois botões de ataque. Ao contrário de Darkstalkers, por exemplo, este golpe pode ser feito a qualquer momento da luta, porém, se defendido, possui um tempo de recuperação muito alto, permitindo um contra-ataque máximo.

Goldar desfere um golpe enquanto Thunder Megazord ainda tenta se recuperar

Os agarrões são acionados apertando X ou Y perto do oponente e devem ser direcionados para trás ou para frente com o botão direcional, decidindo para onde o seu oponente será lançado. Se o agarrão for acionado de forma simultânea pelos dois players, os personagens entram em uma disputa de força e ganha, provavelmente, quem “mashar” [10] os botões mais rapidamente.

Lip Syncher e Goldar disputam quem é o mais forte

Cada personagem possui uma power bar que fica enchendo e voltando ao nível mínimo constantemente e, quanto mais cheia ela estiver, o golpe especial ganha propriedades especiais como: força, range ou velocidade. Cada vez que se executa um super golpe com esta barra cheia, o personagem fica com uma cor esverdeada e brilhante e desfere o golpe em sua forma mais forte. A power bar sobe um nível de poder e muda sua cor. A sequência de cores é: azul, rosa, verde e, por último ela fica estática e cheia com uma cor azul escura e trovões. Neste último nível, todos os seus golpes especiais saem com o nível mais forte e você pode executar o “super movimento” do seu personagem. Quando você executa o super especial ela imediatamente volta ao nível mais baixo.

Ambos os Megazords desferem seus golpes especiais no nível máximo

Essa barra brilhando com trovões dura cerca de 8 segundos e, depois disso, também volta ao primeiro nível. Sendo assim, a power bar deve ser usada de forma estratégica.

Lord Zedd ataca com seu super movimento

O gameplay permite uma série de juggles [11] que, geralmente, são executados com voadora e ataque com arma forte para acertar mais hits. Com um pouco de prática você conseguirá dominar a técnica, inclusive executar loops infinitos com seu personagem favorito.

Thunder Megazord aplicando vários juggles em Goldar

A dinâmica de inputs para movimentos especiais não foge da regra dos jogos de luta, com os famosos hadoukens, shoryukens [12] e super movimentos desferidos com dois hadoukens antes do botão de ataque, com a barra de poder cheia.

Trago a movelist [13] dos dois principais personagens do jogo, Thunder Megazord e Mega Tigerzord, protagonistas do modo história, além de uma lista detalhada de combos de cada um dos dois. Começando pelo “Zord do Trovão”, ele possui 3 golpes especiais, além de um super movimento, descritos a seguir:

Fireball: baixo, baixo-frente, frente + Y ou X

Uppercut: frente, baixo, baixo-frente + Y ou X
Thunder Saber Combo: baixo, baixo-trás, trás + B ou A
Thunder Crush (super movimento): baixo, baixo-frente, frente (2x) + Y ou X

Thunder Megazord desferindo seu poderoso uppercut contra Goldar

Combo 1: Dash + Y, Y, Thunder Saber Combo
Combo 2: Dash + Y, Y, baixo + X, baixo + 2 botões quaisquer
Combo 3: Voadora, baixo + Y, baixo + B, baixo + X, baixo + 2 botões quaisquer
Combo 4: Voadora, baixo + Y, baixo + B, Thunder Crush 

Continuando, temos a movelist do Megazord utilizado pelo Ranger branco:

Wind-up Punch: frente, baixo, baixo-frente + Y ou X
White Tiger Thunder Bolt (fireball): baixo, baixo-frente, frente + B ou A
Thousand-hit Combo: trá, baixo, frente + Y ou X (perto do oponente)
Phoenix Strike (super movimento): baixo, baixo-frente, frente (2x) + Y ou X

Mega Tigerzord desferindo sua fireball contra o grandalhão Shogun Megazord


Combo 1: Voadora, baixo + Y (2x), baixo + B, baixo + X, baixo + 2 botões quaisquer
Combo 2: Dash + Y, Y (2x), X, Phoenix Strike
Combo 3: Fireball de perto seguido do Phoenix Strike

Para quem tiver interesse em aprender sobre os demais personagens, deixo algumas dicas de conteúdo a seguir:

A Revista Game-X Especial nº 05 trouxe uma movelist básica do jogo, com alguns erros e faltando alguns golpes, mas serve como base para a maioria dos personagens. A revista pode ser baixada em: http://www.retroavengers.com.br/2017/06/03/game-x-especial-no-05/.

Para um movelist mais completo e maiores detalhes do jogo eu recomendo que se faça uma pesquisa no site  https://gamefaqs.gamespot.com/. Nele você tem acesso a vários detonados, movelists e FAQs [14] de praticamente todos os jogos já lançados. Desde movelists mais simples até tutoriais super elaborados com um detalhamento incrível de cada personagem. Atualmente o site possui 3 FAQs, 2 cheats [15] e 10 reviews do jogo em questão.

Não tenho um conhecimento tão profundo de todos os personagens do jogo, mas trouxe uma tier list [16] retirada do site especialista em jogos de luta do SNES newchallenger.net que converge bastante com a minha opinião:

Top Tier: Ivan Ooze
High Tier: Ninja Megazord, Lipsyncher e Lord Zedd
Mid Tier: Goldar e Thunder Megazord
Low Tier
: Shogun Megazord, Silver Horns e Tiger Megazord

Curiosidades:

Ao zerar o game, você tem acesso ao código para jogar com o Ivan Ooze no Fighting Mode. Basta pressionar Y + X + Start selecionando qualquer personagem e terá controle do maior vilão do jogo. 

Cheat para jogar com Ivan Ooze após o "zeramento" do game

Para ter acesso ao contador de hits você precisa ir no Options Mode e desabilitar o Face Display. Assim, ao invés do avatar dos personagens, serão mostrados os hits combinados pelos players.

O jogo é tão querido que foram lançados diversos mugens [17] do jogo, inclusive cross-overs [18] com outros jogos de mechas, como Gundam Wing: Endless Duel e Cyberbots.

Um grupo de fãs chegou a desenvolver uma versão alpha do jogo para o console Mega Drive. A versão ainda estava bem instável e tinha pouquíssimos golpes quando eu testei. Pesquisei sobre o assunto, há um tempo atrás e parece que o projeto foi descontinuado.

Considerações Finais:

Apesar de seus mais de 25 anos de idade, o jogo ainda é divertido e pode ser bem aproveitado nos dias de hoje. Para a época, ele estava um passo à frente de outros jogos, já possuindo mecânicas obrigatórias para os jogos de luta da atualidade como juggles, super movimentos baseados em barras power, dashes, agarrões de comando etc. Para quem não resiste ao charme dos sprites em duas dimensões, este título é obrigatório. Claro que precisamos entender as limitações daquela época e relevar alguns problemas no gameplay. Outro ponto negativo é o modo história que deixa a desejar. No geral, eu recomendo a todos os amantes dos fighting games que ainda não conferiram este jogo de luta dos megazords, que deem uma chance para o título.





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Glossário
[1] beat’em up - Os famosos jogos de briga de rua onde os personagens principais enfrentam diversos inimigos ao longo uma fase;
[2] mecha – robô gigante controlado ou não por um piloto, comum em ficção científica, jogos, mangá ou animes;
[3] mirror match - partida em que os dois jogadores usam o mesmo personagem;
[4] masterizar – Neste caso, significa dominar todas as técnicas de um determinado personagem;
[5] zerar – zerar/fechar um jogo de luta significa derrotar todos os personagens do jogo, incluindo o “chefão” no modo Arcade;
[6] hits – quantidade de acertos de golpes em sequência sem que o personagem possa defender;
[7] over-head – golpes de cima para baixo que somente permitem defesa em pé. As voadoras são exemplos clássicos;
[8] dash/back-dash – pequena corrida/impulso para frente e para trás, respectivamente;
[9] knock-down – quando um personagem é jogado no chão;
[10] “mashar” (mashing) – ficar apertando vários botões sem nenhum padrão;
[11] juggles – mecânica que permite combos enquanto seu oponente ainda está no ar;
[12] Hadouken e Shoryuken – Os famosos fireballs e dragon punches de Ryu e Ken, Golpes originários no primeiro Street Fighter que se tornaram padrão em todos os jogos de luta dali em diante;
[13] movelist – lista de golpes dos personagens com seus respectivos comandos;
[14] FAQ – acrônimo da expressão inglesa Frequently Asked Questions, em tradução livre significa “Perguntas Frequentes”;
[15] cheat – códigos, truques, trapaças para liberar algo que não faz parte do modo normal de jogo, geralmente gerando alguma vantagem para quem usa;
[16] tier list – Ranking de personagens do mais forte para o mais fraco geralmente relacionado ao cenário competitivo;
[17] mugen – Engine de jogo gratuita que permite que os próprios fãs desenvolvam jogos de luta em 2D;
[18] cross-over – jogos que envolvem duas ou mais franquias diferentes como Marvel vs Capcom ou X-Men vs Street Fighter.

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